O profeta Ezequiel no capitulo 37 foi levado pelo Senhor a um vale cheio de ossos secos. E nesse lugar, o primeiro comando profético que o Senhor dá ao profeta foi de que ele profetizasse e ordenasse o alinhamento dos ossos de acordo com a palavra liberada (veja v. 5-8).
Para que haja a manifestação dos céus aqui na terra é necessário que o a Palavra que tem o poder criativo, que é o Davar, seja liberado através de uma voz profética. Quando a voz profética se levanta, um grande barulho no mundo espiritual começa a acontecer. Esse ruído é um anúncio profético de que uma estrutura espiritual (um exército) está sendo levantada no meio de um ambiente de morte e sequidão espiritual.
Uma vez que o alinhamento foi liberado pela voz profética, os ossos começaram a ter uma cobertura e proteção de carne, tendões e pele. Houve uma integração nessa estrutura formada. Entretanto, não havia fôlego de vida (espírito) nessa estrutura. E, o segundo comando profético foi liberado ao profeta Ezequiel (veja v.9-10).
Para que houvesse a plenitude de vida era necessário que os Quatro Ventos assoprassem sobre essa estrutura. Os Quatro Ventos é uma tipologia do processo que o Espírito traz a nossas vidas, para que venhamos a ter uma plenitude de vida. Isso nos mostra que há diferentes etapas/ciclos/estações de ministração em nossa vida que estarão confirmando o processo de Deus.
Perceba que esses ventos foram ativados no momento em que o Senhor quis que essa estrutura se levantasse (se colocasse de pé), ou seja, se tornasse madura. Somente após o processo de ministração dos Quatro Ventos que iremos ser posicionados, erguidos, levantados, estaremos firmes e inabaláveis. Ficar em pé também denota autoridade sobre as circunstâncias.
O Senhor está estruturando, alinhando, colocando em ordem, dando forma a um exército de homens e mulheres escolhidos por Ele. Por isso há uma palavra profética liberada sobre esse exército de que esses quatro movimentos espirituais estão sendo liberados sobre essa grande e numerosa estrutura que está sendo formada!
Vamos ver cada um desses Quatro Ventos para que compreendamos o processo que existe uma vez que decidimos entrar em um Alinhamento Apostólico:
VENTO LESTE
No hebraico é denominado como vento Qadiym. Chamado também de vento oriental ou vento do oriente. É o vento que se levanta do deserto. Tem como característica trazer o castigo, secar, tirar, despojar, desarraigar, queimar, destruir, estancar, remover as aparências de tudo àquilo que não faz parte do desígnio de Deus para a nossa vida. É um vento selvagem.
Em Oséias 13:15, vemos que o Vento do Leste vai arrancar todos os recursos que não estão de acordo com os propósitos de Deus em nossa vida, que não são para o avanço do Seu Reino. Riquezas e projetos corruptos que não tem como objetivo glorificar a Deus, mas nos desviar dos Seus caminhos serão queimados pelo Vento do Leste.
O Vento do Leste vai destruir todos os meios, os veículos, os métodos que nos desviam do caminho que o Pai determinou (Salmos 48:7). Amizades, relacionamentos, associações, sociedades que nos desviam do propósito serão aniquilados. O destino profético de Jonas era a cidade de Nínive, mas ele começou a ir em direção a Társis, e por isso o Vento do Leste assoprou fortemente sobre a embarcação na qual ele se encontrava, até que ele decidiu voltar ao destino original. O Vento do Leste assopra tão forte que nos empurra e direciona ao nosso destino.
Esse vento também assoprou sobre a casa onde os filhos de Jó estavam reunidos, destruindo totalmente (Jó 1:19). É um vento que será liberado sobre toda a “casa” (linhagem/geração) que não está alinhada a Justiça de Deus.
Os gafanhotos são liberados pelo Vento do Leste (Êxodo 10:13). Eles destroem tudo que impede o processo de Deus em nós. Os gafanhotos não são enviados pelas trevas, mas pelo próprio Deus a fim de que sejamos alinhados ao Seu propósito. Por isso, não adianta repreender o Vento do Leste porque é um vento liberado por Deus para endireitar, ajustar e alinhar a nossa vida (Joel 2:25).
Mas, o Vento do Leste não dura para sempre! Uma vez que Deus corrige as nossas distorções, arranca tudo aquilo que nos afasta do nosso destino profético (Romanos 8:28) e nos direciona novamente a Sua boa, agradável e perfeita vontade, o próprio Pai mudará a direção do vento, e liberará sobre nós a Restituição!
VENTO DO OESTE
No hebraico é denominado como Yam. Também pode ser chamado como vento ocidental ou vento do ocidente. Esse vento se caracteriza por levar os gafanhotos liberados no Vento do Leste (Êxodo 10:19). O Vento do Oeste vem para mudar a situação anterior. É o vento fortíssimo que leva todas as pragas quando nos alinhamos ao propósito do Senhor! É o vento que nos leva a experimentar a restituição.
Na tradução original, este vento se traduz como a palavra que significa “o espírito que traz a água”. Totalmente contrário ao Vento do Leste, que queima e seca, esse vento anuncia a chuva fresca!
Esse foi o vento que o profeta Elias viu quando profetizou a chuva (I Reis 18:43-45). O profeta foi levado a gerar esse vento. É o vento que assopra do Mediterrâneo, que vem do mar, que move a nuvem de chuva.
O vento do Oeste traz as bênçãos após o tratamento dado por Deus no Vento do Leste. Marca uma etapa diferente, pois anuncia grandes mudanças de Deus a favor do Seu povo.
É também o vento que traz o inverno. No natural, esse é um vento muito esperado pelos agricultores, porque prepara para a colheita. No espiritual também é um vento muito esperado para aqueles que “semearam” no Reino e esperam colher abundantemente. Como traz a chuva, o Vento do Oeste esconde o Sol, e faz o céu ficar nublado.
VENTO DO NORTE
No hebraico se define como Aquilon ou Tsaphown. É o vento para falar do desconhecido. É o vento que faz com que os céus se abram. Ele retira as nuvens, ou seja, o que estava escondendo o sol. É o vento que abre a nossa visão, que nos faz ver novamente as coisas celestiais, onde Sol da Justiça começa a se manifestar.
Esse é o vento da Revelação, que faz com que não fiquemos presos na ignorância religiosa (Cantares 4:16). Não podemos chegar a ser a Noiva do Senhor se não passarmos pela operação dos Quatro Ventos. A amada já tinha a fragrância do Noivo. Ela já era madura. Ela já tinha passado pela ministração do Vento do Leste e do Oeste.
A amada se encontrava no jardim, uma dimensão de proteção. Ela pedia o Vento do Norte para que limpasse todo espírito que pudesse escurecer o ambiente do seu jardim. O Vento do Norte assopra e limpa, despeja toda nuvem das trevas, retira todo véu da religiosidade. Ele tira todas as folhas secas da religiosidade e faz com que tenhamos uma nova fragrância pela revelação (Ezequiel 1:4). A revelação extraordinária do Pai é para aqueles que se encontram do lado de dentro do Jardim, aqueles que estão debaixo do Alinhamento Apostólico.
O Vento do Norte também é um vento frio, ou seja, traz purificação constante e permanente sobre as nossas vidas (Jó 37:9)
VENTO DO SUL
O Vento do Sul no hebraico é chamado de Austro ou Teyman. Se caracteriza por um clima temperado, calor agradável, uma temperatura favorável. A Palavra diz que quando Jó foi tocado, suas vestes estavam mornas, uma característica de que ele já tinha passado pelas ministrações dos ventos anteriores. Seu inverno estava terminando (Jó 37:17)
O Vento do Sul extrai a fragrância das flores. É o vento que traz a Primavera. É o vento que te leva a terra firme para poder cumprir o propósito, tal como aconteceu com o Ap. Paulo (Atos 27:13; Atos 28:13)
A união do Vento Norte com o Vento do Sul produz um redemoinho. Na verdade, o que a Amada estava pedindo era que um portal dimensional se abrisse para que ela pudesse acessar o sobrenatural através dessa conexão dos dois ventos.
Shalom!
Dr. Fernando Guillen
muito bom
Muito bom
Eu estava meditando sobre o texto de Ezequiel e sabia que tinha algo especial nesses ventos. Que revelação maravilhosa
Muito bom, grande mestre…
Gostei destas explicações, muito obrigado.
Muiito edificante queria muito saber sobre os 4 ventos que se refere a Biblia na passagem de Ezequiel 37,
Deus abençoe .
Tá muito doce tá ver doce é uma benção Deus abençoe Dr
Muito bom. Super interessante. Muito envolvente pra glória de Deus
Obrigada Fernando, pela explicação. As vezes lemos a Palavra de Deus e parece que tem um véu. Assim que me sinto em certos assuntos. Não desisto! GLÓRIA A DEUS pela sua vida e pela explicação fundamentada na Palavra. Deus te abençoe com sabedoria e entendimento.
Estou emocionada! Pois a mais ou menos duas semanas atrás, sonhei que via do alto o mar vindo de encontro dos quatro lados… E formava uma tempestade em alto mar.. E num canto um pouco mais em baixo aquela mesma água se tornava calma e vinha descendo tranquila… Acordei assustada… E hoje senti em meu coração de pesquisar sobre os quatro ventos… E Deus falou muito ao meu coração através dessa explicação! Que Deus abençoe!
Muito bom, tem todo sentido a explicação para nosso relacionamento com Deus. Obrigada.
Glória a Deus,foi muito edificante pra minha vida espiritual q Deus continue te usando
Ao terminar minha oração , peguei a BÍBLIA para ler e abriu em EZEQUIEL 37…
Lendo meus olhos saltaram nos QUATRO VENTOS… Interessante, quando Deus quer falar / agir, não há quem possa impedir.
No meu coração… vento norte vindo…
ótimo
Aí sim hein mesmo muito bom
Muito forte! Que ensinamento MDS.
muito bom,gostei demais
Muito sábio a explanação dos 4 ventos
Maravilhosa essa explicação
gostei muito bom parabém
gostei muito bom
Excelente muito esclarecedor obgd
Excelente!!!!Gratidão!!!!!!
Gostei muito
Muito edificante para quem gosta de aprender coisas novas.
Edificante. Exclarecedor. Profundo. Quero e preciso da ação dos quatro ventos de Deus na minha vida. Deus o abençoe.
Ótimo texto!,Deus abençoe.
Meu Deus , que revelação,ontem fui ministrada sobre os quatro ventos,então quis saber oq seriam e fiquei impactada com essa explicação.
Amei muito boa essa revelação que Deus te usa poderosamente na palavra de Deus que e viva eficaz
Muito boas as explicaçoes! Permitam uma colaboração! Em apocalipse 7:1 a 3 diz que João viu 4 anjos em pé nos 4 cantos da terra segurando os 4 ventos para não danificarem nem a terra nem o mar nem as arvores até que os servos de Deus sejam selados na testa com o selo de Deus. Portanto dentro deste contexto de destruiçao no fim dos tempos e segundo a proria definiçao da biblia com base no velho testamento em Jr.23:19,20 e Dn 7:2 concluimos que. Os 4 ventos representam as forças destrutivas pelas quais Deus executa juízos sobre os impios. ” Ao cessarem os anjos de Deus de conter os ventos impetuosos das paixões humanas, ficarão às soltas todos os elementos de contenda”.
Estou impactada com esse estudo. Aprendo muito. Parabéns.
Salmos 19:7
A lei do SENHOR é perfeita, e revigora todo o ser. As palavras que vêm do SENHOR são dignas de confiança, e transformam os mais humildes em sábios.
Shalom!
Obgda por esse esclarecimento, Deus abençõe, foi de grande ajuda, pois aprendi muito e vou ministrar sobre essa palavra.
Realmente maravilhoso
Muito bom!!
Aleluia
Muito propício este estudo ! Estou maravilhada, tocada pelo espirito de Deus. Senti Deus falar profundamente. Deus continue te abençoando e te capacite cada vez mais. Muito bom!!!
Muito bom, bem explicado.
Muito bom
Uma explicação maravilhosa, obrigada por dividir conosco seus conhecimentos!
Como é bom saber a profundidade da palavra de Deus, pensei que os quatro ventos era coisa ruim, mas essa explicação tirou minha dúvidas, agora sei que todo mundo passa pelas estás quatro estações, é o Espíritos de Deus nos forjando e nos limpando.
Obrigada, dr. Fernando. Há tempos eu procurava por explicações como estas.
Eu gostaria muito de obter um estudo sobre submissão do Ap. Fernando Guillen. Outrora liberado no blog dele.Por favor como posso conseguir?
Uma grande bênção está palavra. Deus abençoe mais a sua vida Homem de Deus.
Interessante o artigo, bem realista e atual! Parabéns
Maravilhoso nosso Deus, sempre será nosso socorro bem presente ele ordena e o vento vem; tudo no poderoso nome de Jesus Cristo é lógico!!!!!
33 Ó profundidade das riquezas,tanto da sabedoria,como da ciência de DEUS! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inaceitáveis ,os seus caminhos!
34 Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele ,e por ele , e para ele são todas as coisas ; gloria , pois a ele eternamente. Amém!
Deus ; é louvado, na sua vida meu amado .Parabéns pelo tempo dispensado ao ensino .
Errata: onde se ler ( inaceitáveis)
*inescrutaveis*
Muito bom, que Deus continue te abençoando cada vez mais e iluminando a tua mente.
muito bom enriqueceu meu conhecimento acerca dos 4 ventos …
que Deus continue abençoando ao Pastor
Shalom!!! Lindo aprendizado! Muito grata…
SIMPLESMENTE,EXTRAORDINÁRIA EXPLICAÇÃO. Bênção!!
Quero agradecer pelo estudo. Me abençoou profundamente! Que O Pai continue te usando grandemente! Um abraço!
Esse estudo me ajudou a entender a temporada espiritual que estou vinvendo! Muito obrigada por compartilhar esse estudo! O Espírito Santo vinha falando comigo sobre os 4 ventos, e eu não sabia o que Ele estava querendo me dizer com isso, e estava lendo cantares 4 hojeeee! Quando logo depois achei esse site! Resposta de Deus pra minha vida! Glória a Deus!!! Muito obrigada!
será que podemos usar os nomes desses quatro ventos para orações de abrir caminhos ou em ajudar o próximo,preciso saber se podemos chamar por esses ventos em atos de ajuda,se não é perigoso chamar por esses ventos ,preciso ter mais conhecimento,por favor me dá uma orientação de sabedoria.(os quatro ventos é os quatro gran ou não.) afinal eu devo ficar chamando por esses nomes do ventos para fazer o bem ,tem uns ventos ai meio confuso talvez no chamar por esses ventos pode piorar ,me ajuda como fazer ,obrigado por tudo ,você está de parabéns ,que DEUS te ilumine ,muita paz no seu caminho assim seja ,amém….MANDE NO MEU E-MAIL EU AGRADEÇO.
muito boa amei.
Que o eterno te abençoe .